UFMA: reitor Natalino Salgado toma posse nesta semana

O reitor Natalino Salgado Filho tomará posse do cargo máximo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nesta terça-feira (12), às 14h, em cerimônia que será realizada no Ministério da Educação, em Brasília. A celebração será prolongada no dia seguinte, na quarta-feira (13), com a Cerimônia de Ato de Posse no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado, às 18h.

É a terceira vez que o professor assume o cargo de reitor da Universidade, tendo exercido anteriormente de 2007 a 2011 e de 2011 a 2015. O primeiro compromisso oficial de Natalino Salgado após sua nomeação será receber o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Oswaldo de Jesus Ferreira, que faz sua primeira visita ao Maranhão, na tarde de hoje, 11, no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA).  

Equipe de trabalho

De sexta-feira, 8, até esta segunda-feira, 11, o reitor divulgou os nomes comporão sua equipe de trabalho no projeto de desenvolvimento na Universidade. Para a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), assume Isabel Ibarra Cabrera; na Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Josefa Bentivi Andrade; na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Silva Soares; na Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Walber Lins Pontes; e na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Vilma Moraes Heluy.

Para a Superintendência do Hospital Universitário, será reconduzida ao cargo a professora Joyce Santos Lajes; na Superintendência de Infraestrutura, assume Wener Miranda Texeira dos Santos; na Superintendência de Informação Sistemas e Tecnologia, Anílton Bezerra Maia; na Superintendência de Comunicação e Eventos, Antônio Fernando de Jesus Oliveira Silva; na Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte), Ana Emília Figueiredo de Oliveira; na Diretoria da TV UFMA, Cecília Maria da Costa Leite; na Chefia de Gabinete, Marize Barros Rocha Aranha; e na Assessoria de Gabinete, Sônia Maria Correa Pereira Mugschl.

Memória     

O reitor Natalino Salgado recebeu o maior número de votos durante a Consulta Prévia realizada no dia 26 de junho deste ano, com 49,35% dos votos, tendo o resultado sido ratificado pelo Colegiado Eleitoral Especial. Nascido em 25 de julho de 1946, em Cururupu, localizada a 227 quilômetros de São Luís, possui graduação em Medicina pela própria Universidade Federal do Maranhão. Obteve seu mestrado (1987), doutorado e pós-doutorado em Medicina-Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Em sua carreira, já exerceu o cargo de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (2007-2008).

É professor titular da Universidade Federal do Maranhão e membro das sociedades Brasileira de História da Medicina, Brasileira de Hipertensão Arterial e Brasileira de Nefrologia (SBN), além da International Society of Nephrology (ISN) e da American Society of Nephrology (ASN). É Membro titular das academias Nacional de Medicina, Maranhense de Letras e Maranhense de Medicina.

Coordena o Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar (UNA-SUS-UFMA) e tem experiência na área da Medicina, com ênfase em nefrologia, atuando nos temas de hipertensão arterial, doença renal crônica, glomerulopatias e educação em saúde.

Com ASCOM-UFMA

Compartilhe
Conteudo Relacionado