MA terá campanha para o Dia do Doador Voluntário de Sangue

doação de sangue
Foto: Reprodução/TV Cidade/Record TV.

O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado 25 de novembro no Brasil. No Maranhão, o Governo do Estado fará uma campanha especial, de 25 a 30, para marcar a data. Além de homenagear as pessoas doam sangue, a programação também busca informar e sensibilizar a população sobre a importância de fazer regularmente a doação no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). O tema é “O meu sangue é do tipo Vida+”.

A campanha busca reforçar os estoques de bolsas de sangue para os meses de dezembro e janeiro, já que, assim como julho, as doações caem consideravelmente em razão das férias e festas. “O que fazemos em novembro é visando também o estoque de dezembro, que tem um déficit bem grande, principalmente na segunda quinzena, que tem o Natal e Ano Novo”, diz a coordenadora de captação de doadores do Hemomar, Ana Penha.

Segundo a coordenadora, o Hemomar opera constantemente com seus níveis de estoque em situação crítica – quando a demanda é maior do que a quantidade de bolsas disponíveis. Neste início de mês, por exemplo, estão nesta situação os tipos B+, AB+, O-, A-, B- e AB-, apenas os tipos O+ e A+ são considerados adequados.

“Sempre temos déficit de algum tipo, até porque apenas 2% da população brasileira doam. As pessoas ainda não têm a cultura de doação, apenas sentem essa necessidade quando é alguém seu. A doação voluntária ainda causa receio, preferem ‘guardar’ para quando precisar. O que as pessoas esquecem que sempre existe alguém que precisa de sangue”, destaca Ana Penha.

A bolsa de sangue coletada em uma doação pode beneficiar até quatro pessoas, pois são extraídos os componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. “Trabalhamos com três verdades: não existe nenhum produto que substitua o sangue humano; temos que atender a todo Maranhão indistintamente, tanto faz ser hospital público ou particular; e a doação é voluntária, ninguém é obrigado a fazer. Dependemos da solidariedade das pessoas”, reforça.

Com a campanha, o Hemomar e os Núcleos de Hemoterapia de Imperatriz, Caxias, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Pinheiro e Codó reforçam os estoques de bolsas de sangue no Maranhão.  A bolsa de sangue coletada em uma doação pode beneficiar até quatro pessoas, pois são extraídos os componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Durante a Semana Nacional da Doação Voluntária, o Hemomar fará palestras e coletas externas. Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização) e pesar no mínimo 50 Kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado