Em obras, Fonte das Pedras ganha novo aspecto urbanístico

Em obras, Fonte das Pedras ganha novo aspecto urbanístico
Foto: A. Baeta/Ag.São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior tem transformado a capital com o programa São Luís em Obras, iniciativa de sua gestão que investe em infraestrutura e urbanização com serviços ocorrendo simultaneamente em diversos bairros da capital. Um deles é a recuperação da Fonte das Pedras, importante ponto turístico de São Luís que está sendo totalmente requalificado. Os trabalhos, iniciados em agosto, estão em fase avançada, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). 

“Assim como as demais ações do programa São Luís em Obras, estamos acompanhando o desenvolvimento desta obra para devolver à população um equipamento público totalmente revitalizado, moderno e com acessibilidade, mas preservando-se o valor histórico e arquitetônico. Nossa gestão tem trabalhado para que a população possa desfrutar de uma cidade com melhor infraestrutura, bonita e agradável em seus mais diversos aspectos e a Fonte das Pedras integra este pacote. Este é o objetivo destas reformas que serão um grande legado para esta e as futuras gerações”, destacou o prefeito Edivaldo.

No momento operários trabalham na reforma dos banheiros, com instalações elétricas, hidráulicas e sanitária. Espera-se para os próximos dias o início da montagem do deck, bem como a recuperação dos bancos de madeira.

Ainda segundo informações da Semurh, está em fase final os reparos da fonte propriamente dita, restando alguns reparos no encanamento para abastecimento de água. Os próximos passos serão a execução dos projetos de acessibilidade e paisagismo. Lembrando que, desde o início da reforma, foram realizados diversos serviços como a supressão de raízes e a poda das árvores, a recuperação do passeio interno de concreto e a pintura das paredes laterais internas e externas.

A restauração da Fonte das Pedras compreende, ainda, a recuperação da calçada externa; limpeza das galerias e dos tanques que recebem a água da fonte; recuperação das luminárias coloniais; limpeza das carrancas.

“A Fonte das Pedras é um local que a gente costumava procurar para descansar do almoço e estamos esperando o fim desta reforma para podermos voltar a ter o nosso lugar de lazer novamente. Estamos vendo os operários trabalhando e esperamos que seja concluído em breve”, disse Ana Régia Sousa, que trabalha no comércio do entorno à Fonte das Pedras.

HISTÓRIA

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1963, a Fonte das Pedras foi construída pelos holandeses no século XVII. A história da Fonte das Pedras está ligada a dois momentos históricos maranhenses: o local serviu de acampamento para o comandante português Jerônimo de Albuquerque e suas tropas, antes de expulsar os invasores franceses do Maranhão, chefiados por Daniel de La Touche, em 1615. Durante a invasão holandesa, em 1641, os holandeses canalizaram as águas e construíram a fonte.

Em 1762, a Fonte das Pedras estava em ruínas e a reconstrução do espaço com as características que conserva até hoje, com bicas e carrancas em lioz português, frontão de alvenaria, calçamento, galerias subterrâneas, bicas e carrancas em lioz português, deu-se no período de 1819-1822, durante o governo de Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca. A fonte recuperada recebeu um muro com portão em estilo colonial, que passou a protegê-la.

Foi modificada em 1832 pelo engenheiro maranhense José Joaquim Lopes, que traçou a forma atual da fachada, em estilo colonial português e projetou o tanque para escoamento da água das bicas.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O programa São Luís em Obras vai beneficiar a população com um dos maiores conjuntos de ações como a revitalização de espaços públicos das últimas décadas, incluindo reforma e construção de mercados, intervenções para maior mobilidade no trânsito da capital, serviços de pavimentação e drenagem, entre outras iniciativas que vão promover uma transformação ainda mais positiva e evidente na cidade.

Muitas ações do programa já estão sendo executadas, como as reformas do Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Casa das Tulhas; a reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos; o recapeamento asfáltico de mais de 60 ruas e avenidas no Vinhais; o asfaltamento de ruas e avenidas no Cohatrac, incluindo a Avenida Contorno Su, no Angelim e Avenida Guajajáras; a construção de quatro novos Ecopontos (Primavera/Shalon, Centro/Anel Viário, Vila Isabel e Barreto) e de dois galpões de triagem para a coleta seletiva; e a reforma da Casa de Passagem, equipamento social administrado pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas).

O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; a construção dos mercados do São Francisco e Cohab; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado