Anatel fará pesquisa sobre qualidade de internet, telefonia e TV

Anatel fará pesquisa sobre qualidade de internet, telefonia e TV
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

Entre julho e novembro deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fará uma pesquisa para conferir como anda a satisfação dos clientes e a qualidade dos serviços de telecomunicações. De acordo com o órgão, serão ouvidas cerca de 90 mil consumidores de todo o Brasil.

Realizada por telefone desde 2015, a pesquisa será composta por perguntas sobre satisfação geral com a prestação dos serviços e sobre a qualidade percebida pelos consumidores nas categorias de telefonia fixa, telefonia móvel (pré e pós), banda larga fixa e TV por assinatura — como oferta e contratação, funcionamento, instalação, reparos e atendimento.

Para sua segurança, a Anatel enfatiza que os pesquisadores só solicitarão informações para compor o perfil demográfico, ou seja, não serão pedidas informações sobre qualquer número de documento, código, senha, e-mail para contato ou endereço.

Além da coleta anual, o órgão também vai fazer no mesmo período uma pesquisa piloto para testagem de novo questionário para atualização dos temas a serem abordados a partir da edição de 2021.

Claro foi a mais bem avaliada de 2019

Em fevereiro deste ano, a Anatel divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida referente à 2019. A operadora Claro foi a mais bem avaliada nas categorias de telefonia móvel (pré e pós) e TV por assinatura, seguida por Vivo e Algar. Oi, Nextel e TIM foram as que tiveram menos avaliações positivas.

Já em relação à banda larga fixa, Unifiquem, Copel e Brisanet foram as três melhores isoladas. Entre as mais conhecidas, a Tim ficou em 4º lugar, enquanto a NET alcançou a 6ª colocação.

Fonte: Canaltech; Anatel.

Compartilhe
Conteudo Relacionado