Covid-19: casos em São Luís estão sob controle, diz monitoramento

São Luís está entre as três capitais brasileiras que estão conseguindo manter o controle da taxa de contágio da Covid-19. A informação é do monitoramento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado nessa quinta-feira (16).

Das 27 capitais brasileiras, apenas Manaus, Recife e São Luís tem a situação por ora sob controle, com número reduzido de novas pessoas contaminadas a cada dia”, destaca a publicação. 

A capital maranhense foi a primeira cidade do país a adotar o chamado lockdown (bloqueio total) das atividades não essenciais. O jornal ressalta ainda que, desde meados de junho, São Luís tem reduzido o número de novos casos da doença, mesmo com a retomada parcial e gradativa das atividades. 

Outra informação divulgada pela Folha de S. Paulo, cita que a cidade de São José de Ribamar, que integra a Região Metropolitana de São Luís, também vem conseguindo reduzir a disseminação do vírus. 

A análise do jornal utilizou modelo estatístico desenvolvido por pesquisadores da USP, com base em estudo de epidemiologistas da Unesp. 

O modelo se baseia na evolução dos casos em cada local (cidade, estado, país) e tem como parâmetro um período de 30 dias, com mais peso para o período mais recente. Assim é medida “a forma como o número de novos casos cresce ou diminui”.

Compartilhe
Conteudo Relacionado