Covid: Flávio Dino aciona STF para liberação de vacinas no MA

O governador Flávio Dino anunciou, nesta terça-feira (9), que ingressou com ação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) para adquirir as vacinas contra a Covid-19.

O intuito é que o Maranhão tenha acesso aos imunizantes que foram autorizadas por agências sanitárias internacionais, mesmo sem licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

"Ingressei ontem com ação judicial no Supremo. Objetivo é que estados possam adquirir diretamente vacinas contra o coronavírus autorizadas por agências sanitárias dos Estados Unidos, União Europeia, Japão e China. Com isso, estados poderão atuar, se governo federal não quiser", publicou o governador do Maranhão no Twitter. 

Flávio Dino também falou sobre outras medidas que o estado pode tomar para possibilitar, de forma a rápida, a imunização da população maranhense, entre elas, estão: adquirir vacinas CoronaVac do Instituto Butantã, via Governo de São Paulo; adquirir vacinas de outros países, por intermédio da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS); observar experiências de outros países (a exemplo da vacina do laboratório Pfizer, que começou a ser aplicada no Reino Unido; acompanhar o Plano Nacional de Imunização.

Temos que ter uma pluralidade de vacinas. Você não pode aguardar apenas uma vacina, que aparentemente era ou é a atitude do governo federal em relação à vacina do laboratório AstraZeneca, que é a chamada vacina de Oxford. A medida que nós definimos é que temos que buscar a multiplicidade de oferta de vários laboratórios dentro das disponibilidades existentes em âmbito internacional”, frisou. 

Compartilhe
Conteudo Relacionado