Candidatos que já iniciaram a inscrição para o processo seletivo do primeiro semestre de 2023 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas que ainda não confirmaram a conclusão da inscrição, devem fazê-lo o quanto antes. O prazo para se inscrever vai até às 23h59 desta sexta-feira (10).
Até às 15h desta quinta-feira (9), mais de 300 mil candidatos já haviam entrado no sistema, no entanto, muitos ainda não concluíram a inscrição. Só poderá concorrer a uma das vagas ofertadas nesta edição do Fies aqueles que seguirem todas as etapas do processo de inscrição. O candidato que desejar mudar suas opções de curso deve lembrar de confirmar a conclusão da inscrição, novamente, para que a alteração fique, de fato, registrada no sistema.
De acordo com o edital do Fies, a última alteração realizada no sistema, até o limite do horário permitido para se inscrever, é a que será considerada válida para efeito do resultado do processo seletivo.
São 67.301 vagas ofertadas em 1.389 instituições privadas de ensino superior. O resultado da chamada única será divulgado em 14 de março.
Para se inscrever no Fies, o candidato deverá ter participado do Enem, a partir da edição de 2010, e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Fies – o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
Com MEC.