Fiocruz prepara produção de 70 milhões de doses de vacinas Covid-19

Fiocruz prepara produção de 70 milhões de doses de vacinas Covid-19
Foto: Márcio Sampaio/Governo do Maranhão.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica AstraZeneca assumiram um novo compromisso para a aquisição de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) adicional suficiente para produzir mais 20 milhões de doses da vacina Covid-19. Com isso, a Fiocruz poderá produzir 70 milhões de doses adicionais de imunizantes ao longo do segundo semestre.

O novo compromisso se une a um contrato assinado em junho para a aquisição de IFA adicional para a produção de cerca de 50 milhões de doses. Essas unidades também farão parte das entregas do segundo semestre de 2021.

A previsão é que as novas remessas de IFA para a produção de 20 milhões de doses adicionais sejam enviadas ao longo dos meses de agosto e setembro. Os demais lotes, necessários para a produção das 50 milhões de doses restantes, serão enviados nos meses seguintes, de outubro a dezembro.

“Sabemos o quanto tem sido difícil obter insumo adicional, dado o cenário internacional de escassez de vacinas e insumos. A aquisição do IFA adicional para a produção de mais 70 milhões de doses é resultado do esforço e empenho institucional, bem como da parceria que a AstraZeneca tem tido conosco desde o início, compreendendo a urgência de uma produção contínua e acelerada em nosso país”, disse a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Para o segundo semestre, ainda estão previstas as doses que serão feitas com o IFA produzido no Brasil, que são resultado de um acordo de transferência de tecnologia assinado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o laboratório AstraZeneca. A parceria vai permitir que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), possa produzir o imunizante contra a Covid-19 com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) fabricado em território nacional.

No total, já foram entregues 65,9 milhões de doses da vacina Covid-19 Astrazeneca/Fiocruz ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. As unidades incluem 4 milhões de doses prontas da vacina do Instituto Serum, da Índia. Com o IFA já disponível na Fundação, estão garantidas entregas semanais até 23 de julho.

Pátria Vacinada

Até o momento, mais de 102,8 milhões de doses da vacina já foram aplicadas em todo o país. Além disso, mais de 135 milhões de unidades foram distribuídas para estados e Distrito Federal desde o início da campanha de vacinação, lançada em janeiro deste ano. Em junho, o Ministério da Saúde bateu o recorde de distribuição mensal com mais de 38,2 milhões de doses enviadas para todos os estados e Distrito Federal.

Fonte: Ministério da Saúde.

Compartilhe
Conteudo Relacionado