Inscrições abertas para concurso de desenho da Bandeira Nacional

banner concurso
Foto: Divulgação/FNDE.

Estudantes do ensino médio das redes públicas de todo o país já podem se inscrever no Concurso Sua Arte no Livro Didático, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Em sua primeira edição, o concurso vai selecionar as melhores artes com a temática Bandeira Nacional para integrarem a quarta capa dos livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As inscrições estão abertas até 15 de abril.

De acordo com a presidente do FNDE, Karine Santos, o engajamento das escolas é fundamental, visto que é o diretor quem precisa realizar a inscrição no sistema. “Além de valorizar a arte dos estudantes, essa é uma oportunidade de interação entre os dirigentes das escolas e os alunos. Vale a pena promover iniciativas internas que incentivem a criatividade e participação dos estudantes no concurso”, afirma.

As inscrições devem ser feitas por meio do link http://pddeinterativo.mec.gov.br/. Só é permitida a inscrição de dois alunos por escola e de uma arte por estudante. Os diretores precisam preencher os dados dos alunos e enviar os desenhos em formato JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes.

Mais informações no edital do concurso.

Escolha das artes

Uma comissão de avaliação, formada por um estudante da rede pública – não participante do concurso –, um ilustrador profissional e três integrantes do FNDE, levará em conta cinco critérios para selecionar os melhores trabalhos: criatividade; relação da imagem com a temática proposta; harmonia estética; impacto visual e expressividade.

Premiação

Os cinco primeiros colocados de cada região terão suas artes inseridas na quarta capa dos livros didáticos do ensino médio em 2021. Além disso, ganharão um computador portátil e uma viagem para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, prevista para começar em 30 de outubro de 2020. Os segundos colocados de cada região também serão agraciados. Receberão um tablet e também terão a oportunidade de participar da Bienal de São Paulo.

Veja o edital do concurso.

Com informações do FNDE.

Compartilhe
Conteudo Relacionado