O Ministério da Saúde anunciou um acordo com a fabricante Novo Nordisk para a entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina ao Sistema Único de Saúde (SUS) até o final de dezembro. A medida garante que 93% do volume contratado será disponibilizado ainda este ano, superando a previsão inicial de 50%, e busca assegurar o abastecimento nas unidades públicas para que pacientes em tratamento não sejam prejudicados.
Em São Luís, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, mensalmente, são entregues cerca de 12 mil unidades de insulina para 2.500 pacientes nas 58 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. Para reforçar o estoque, mais de 10 mil medicamentos já foram distribuídos recentemente. A insulina é essencial para o controle do diabetes, e pacientes que necessitem do medicamento devem procurar a UBS mais próxima com documentos pessoais, a prescrição médica e uma caixa térmica para o transporte adequado da medicação.
O Ministério da Saúde também orienta que pessoas com dificuldades para obter o medicamento em farmácias privadas, inclusive pelo programa Farmácia Popular, recorram às UBS para garantir o tratamento gratuito. A Novo Nordisk, responsável por 15% da produção mundial de insulina, será a principal fornecedora do insumo para essa demanda emergencial.
Mais informações na reportagem de Márvio Araújo, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.