O Brasil passa a contar com mais 1,1 milhão de doses da Pfizer/BioNTech para reforçar o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. As vacinas chegam ao país nesta terça-feira (10/08), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
A remessa da Pfizer é a segunda nesta semana. No domingo (8), 2,1 milhões de doses da farmacêutica pousaram em solo brasileiro, em 2 voos, cada um com 1,053 milhão de doses.
No total, mais de 27 milhões de doses da Pfizer já foram enviadas para as Unidades da Federação desde o começo da campanha de vacinação. As novas doses serão distribuídas nos próximos dias para todo o país.
O processo de distribuição segue etapas rígidas, conduzidas no menor tempo possível, que inclui a verificação da qualidade das doses recebidas pelos laboratórios fornecedores e decisões pactuadas em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems). Após a liberação das vacinas para o envio, a operação logística é montada em tempo recorde e as doses chegam aos estados e Distrito Federal em até 48 horas.
Pátria Vacinada
O Ministério da Saúde distribuiu mais de 184 milhões de doses de vacinas Covid-19 para todo o país – mais de 152 milhões já foram aplicadas. Até agora, mais de 107 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose dos imunizantes, isto é, cerca de 66% dos 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos. Mais de 45,6 milhões já estão totalmente imunizados com as duas doses ou dose única.
Fonte: Ministério da Saúde.