Profissionais de saúde reclamam de exaustão física e mental

Pesquisa aponta que profissionais de saúde sofrem com exaustão física e mental
Foto: reprodução/TV Cidade.

Trabalhar no limite exaustivo da mente e do corpo, é assim que a maioria dos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à covid-19 estão. Com esgotamento físico, mental e psicológico.

Uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou que, para a grande maioria dos médicos, a pandemia causou impactos na vida pessoal ou profissional. As consequências vão desde o comprometimento de horas que seriam dedicadas à família e ao lazer até à mudança na rotina de trabalho de consultórios e ambulatórios. O aumento do nível de estresse foi relatado como principal impacto da pandemia por quase 23% dos médicos entrevistados. Lidar com uma doença tão desconhecida também gerou medo ou pânico em quase 15% dos profissionais.

Quase um quarto dos 3.882 profissionais de medicina entrevistados foi diagnosticado com o novo coronavírus, uma incidência que chega a ser cinco vezes maior do que a comparação com o acumulado geral brasileiro para a doença. Não só acometidos pela covid-19, mas pelo cansaço, 92,1% dos entrevistados relatam ter sintomas como ansiedade (64%), estresse (62%), sensação de sobrecarga (58%), exaustão física e emocional (54,1%), mudança brusca de humor (34,4%) e dificuldade de concentração (27%).

Veja mais detalhes na reportagem de Laryssa Madeira:

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado