Mais de 23 mil abordagens a pessoas e veículos, condução de mais de 360 suspeitos, além da apreensão de armas, drogas e veículos são o saldo da Operação Integrada Tiradentes.
Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), em coletiva nesta terça-feira (26), na sede do órgão, no bairro Vila Palmeira. A ação foi realizada em todo o Maranhão, no período de 21 a 24 deste mês, com objetivo de prevenir e combater criminalidades diversas.
O trabalho teve início no município de Imperatriz e se estendeu por todo o estado. As polícias Civil e Militar, e os demais órgãos do sistema de segurança atuaram de forma integrada com ações preventivas e ostensivas. Foram realizadas barreiras policiais para as abordagens a veículos e pessoas, tendo como foco as vias de maior movimentação; policiamento em áreas mapeadas como de maior risco; monitoramento de pontos suspeitos de tráfico de drogas; além do cumprimento de mandados de prisões expedidos pela justiça.
“Os dados são muito satisfatórios para a Segurança Pública. Alcançamos o objetivo no que se refere à prisão de suspeitos envolvidos em crimes diversos e na apreensão de armas e drogas. É muito importante que o sistema de segurança esteja nas ruas, de maneira visível e acessível, para garantir a segurança dos cidadãos", frisou o titular da SSP-MA, coronel Silvio Leite.
Durante a operação a polícia contabilizou, na capital e interior, 23.434 abordagens a pessoas e veículos. Ainda, a condução de 387 pessoas, sendo 20 menores; cumprimento de nove mandados de prisão; e 149 prisões em flagrante.
Em volume de drogas, somaram 1.680g apreendidos. Em armas, a ação contabilizou a apreensão de nove simulacros e de 70 armas, sendo 46 de fogo. No que se refere a ocorrências com veículos, foram 735 situações, sendo que 77 foram recuperados e 36 apreendidos. Integrando o trabalho, batalhões de Polícia Militar nos municípios promoveram 211 operações paralelas, somadas as atividades da Operação Integrada Tiradentes.
Participaram da coletiva, o delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra; o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo; o diretor do CTA, coronel Luiz Magno; e a perita geral da Perícia Oficial do Maranhão, Anne Kelly Veiga.
Integração
O trabalho contou com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), Centro Tático Aéreo (CTA) e da Perícia Oficial. Participaram, ainda, equipes do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), que durante a operação orientaram condutores de veículos sobre o risco de acidentes de trânsito e a importância do respeito à legislação.
A Operação Integrada Tiradentes vai continuar, com o reforço de policiais nas ruas, mais incursões nos bairros e monitoramento nas grandes avenidas. Assim como ocorreu na primeira etapa, a ação vai alcançar todos os 217 municípios do Maranhão. "Vamos intensificar as abordagens, as ações diretas nos bairros e avenidas de maior movimento e tornar ainda mais coesa a Segurança Pública", reforçou o secretário Sílvio Leite.
Fonte: SSP/MA