TSE inicia teste público de segurança do sistema eletrônico de votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu oficialmente o Teste Público de Segurança (TPS) 2021 do Sistema Eletrônico de Votação, que ocorre durante toda esta semana em ambiente próprio, com previsão de encerramento na sexta-feira (26).

Além da participação presencial, com as devidas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a sexta edição do evento poderá ser acompanhada em tempo real pelo canal do TSE no YouTube.

Segundo o TSE, esta edição do Teste Público conta com a participação recorde de 26 investigadoras e investigadores. Individualmente ou em grupo, eles buscarão executar 29 planos de ataque nos hardwares e nos sistemas que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2022.

Este é segundo momento do Ciclo de Transparência das Eleições, tendo o primeiro ocorrido em outubro, com a abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais, a um ano das Eleições 2022, para que partidos políticos e diversas instituições públicas e privadas possam fazer as inspeções que desejarem.     

O Tribunal disponibiliza aos participantes do Teste Público de Segurança acesso aos códigos-fonte para que possam realizar planos de ataque para tentar descobrir eventuais vulnerabilidades nos sistemas. 

Evento permanente

O Teste Público de Segurança ocorre desde 2009, sempre no ano que antecede uma eleição e compõe, de maneira permanente, o calendário de atividades de preparação de um pleito. Esta edição do TPS acontece no 3º andar do edifício-sede da Corte Eleitoral, em Brasília, em ambiente exclusivo, com entrada controlada e sendo monitorado por câmeras. Durante o evento, o TSE fornecerá às investigadoras e aos investigadores uma ampla estrutura de apoio, com computadores, urnas eletrônicas, impressoras, ferramentas e insumos necessários.

O espaço do TPS 2021 funcionará até as 18h nesta segunda-feira, das 9h às 18h, nos dias 23, 24 e 25, e das 9h às 17h, no dia 26 de novembro. Nos dias do Teste Público, os participantes poderão acessar os componentes internos e externos da urna, como os utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos. 

Fonte: TSE

Compartilhe
Conteudo Relacionado