Lei Seca ajuda na redução do número de mortes causadas por embriaguez ao volante

Lei Seca ajuda na redução do número de mortes causadas por embriaguez ao volante
Foto: reprodução/TV Cidade/RECORD.

No último dia 19 de Junho, a Lei nº 11.705, mais conhecida como Lei Seca, completou 16 anos em vigor. Apesar de seu rigor no que diz respeito ao consumo de álcool por motoristas, não é difícil encontrar condutores que insistem em dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, quase noventa pessoas foram detidas dirigindo alcoolizadas entre janeiro e junho de 2024 no Maranhão. O resultado positivo de sua aplicação é que ela conseguiu reduzir em 22,7% o número de mortes causadas por embriaguez ao volante entre 2010 e 2022 no Brasil, segundo o Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em 2023, foram realizadas 146 Operações Lei Seca no estado, em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), que resultaram na fiscalização de 8.637 condutores, realização de 7.567 testes de etilômetro e autuação de 171 condutores que dirigiam sob influência de álcool.

Segundo o comandante do BPRV, coronel Renato Abrantes Campos, após 16 anos da aplicação da Lei Seca, o resultado tem sido positivo com a redução no número de mortes causadas por embriaguez ao volante.

A Lei Seca determina uma multa de R$ 2.934,70, além de suspensão do direito de dirigir por 12 meses nos casos em que o motorista for flagrado dirigindo sob o efeito do álcool. No entanto, quando o aparelho registra a presença de álcool acima de 0,34 mg/l, como ocorreu com o condutor de Ceilândia, a conduta passa a caracterizar crime de trânsito. Nesse caso, foi dada voz de prisão ao motorista e ele foi encaminhado à Polícia Civil.

Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.

 

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado