O primeiro Sistema Estadual de Monitoramento dos Sinistros de Trânsito do Brasil foi lançado pelo Governo do Maranhão, nesta quarta-feira (27), durante o "II Simpósio de Saúde no Trânsito: Os impactos dos Sinistros de Trânsito no SUS", em São Luís (MA).
Com a ferramenta, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliará o monitoramento dos impactos dos acidentes de trânsito e seus impactos na saúde da população. O sistema consiste em uma plataforma de informação estadual que fará o monitoramento dos acidentes de trânsito, com seus impactos, tipos, tempo de internação, mortalidade, custos, além de observações quanto a quantos pacientes precisarão de cirurgia ortopédica ou outros tipos de procedimento.
Com a tecnologia, a SES fará o monitoramento dos 217 municípios a partir dos dados coletados via RENAVEH, instituído no Maranhão em 2023 e desde então já soma mais de 19 mil notificações em 93 hospitais cadastrados, abrangendo 34 municípios maranhenses.
Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela e Naassom Saldanha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.
Simpósio
O "II Simpósio de Saúde no Trânsito: Os impactos dos Sinistros de Trânsito no SUS" teve como objetivo avaliar a incidência de sinistros, discutir políticas públicas, compartilhar conhecimento e promover ações de prevenção. ○ evento serviu como estratégia estadual voltada para a redução dos riscos e agravos no trânsito.O simpósio reuniu especialistas, profissionais de saúde e autoridades para avaliar o impacto dos sinistros de trânsito, no aspecto da saúde, aspectos econômicos e sociais, destacando as ações e políticas que a SES tem adotado para enfrentar essa realidade, como o Programa Cuidar de Todos, fortalece a Atenção Primária em Saúde, e monitora os Indicadores de Impacto, como a Taxa de Mortalidade por Acidente Automobilístico com Motocicleta.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.