Bancários do Maranhão suspendem greve após assembleia

Os bancários maranhenses decidiram não deflagrar a greve no Estado, após assembleia geral realizada nessa segunda-feira (31), de forma virtual. O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão.

A categoria encerrou a Campanha Salarial 2020, acompanhando a decisão da categoria em âmbito nacional.

Em votação, com mais de 400 inscritos, foi decidido, por mais de 60% dos votos, que não seria possível construir uma greve forte se os demais sindicatos do país aprovassem as propostas rebaixadas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e dos bancos públicos, o que acabou se confirmando nas primeiras horas desta terça-feira (01).

“No último dia 28, os bancários do Maranhão já haviam rejeitado essas propostas. Porém, com a orientação do Comando Nacional para que houvesse a aprovação, ficou inviável a deflagração da paralisação nacional, que poderia reverter esses acordos e impedir a retirada ou restrição de direitos da categoria, como o aumento salarial abaixo da inflação, o encarecimento do Saúde Caixa, o fim da venda ou do acúmulo de abonos no BB, o ressarcimento dos custos com o teletrabalho, dentre outros ataques” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan.

Diante disso, a greve da categoria foi suspensa e a Diretoria do Sindicato assinará em breve a Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2022, além dos acordos específicos (ACTs) da Caixa, do BB e do BNB. No Banco da Amazônia, a proposta será avaliada somente nesta terça-feira (01/09), a partir das 18h30, no Zoom.

Informações SEEB-MA

Compartilhe
Conteudo Relacionado