Medicamento para bebês prematuros podem ser obtidos de graça no MA

Medicamento para bebês prematuros podem ser obtidos de graça no MA
Fonte: reprodução

Crianças que precisam da aplicação do medicamento palivizumabe podem obtê-lo gratuitamente em polos de aplicação do governo estadual. O medicamento é utilizado como prevenção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês prematuros, com cardiopatia congênita ou doença pulmonar crônica da prematuridade.

Em 2021, foram fornecidos 770 frascos do remédio. As famílias das crianças que necessitam do medicamento podem ter acesso ao mesmo através de um cadastro, que é feito junto aos polos de distribuição. A consulta é realizada em uma unidade municipal da Atenção Primária, ou na saída da maternidade. Após isso, é feito encaminhamento para um dos polos para que sejam realizados o cadastro e a solicitação da medicação.
 
Na capital, o medicamento é disponibilizado na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) e no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Também pode ser encontrado no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz; e no Hospital Macrorregional Mamede Trovão, em Coroatá.

Compartilhe
Conteudo Relacionado