A Polícia Civil deflagrou a primeira etapa da Operação "Decalque", na manhã deste sábadp (25), na cidade de Chapadinha (MA).
Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão, contra servidores do Detran-MA e um despachante.
Dois são investigados pela prática de associação criminosa, corrupção passiva majorada e falsidade ideológica majorada. Um outro servidor é investigado por associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas de informação, assim como uma servidora terceirizada que oficia perante a unidade do órgão em Chapadinha (MA).
Em relação ao que atualmente exerce a função de despachante, este é investigado pela prática de associação criminosa, contravenção penal de exercício ilegal de profissão, usurpação de função pública majorada, corrupção ativa majorada e falsificação de documento público.
Todos os delitos, em relação a todos os presos, foram praticados em continuidade. Em relação ao último preso foi lavrado, ainda, auto de prisão em flagrante em razão de posse ilegal de arma de fogo.