PF apura o crime de corrupção eleitoral em Guimarães

PF apura o crime de corrupção eleitoral em Guimarães
Foto: divulgação/Polícia Federal.

A Polícia Federal do Maranhão deflagrou na tarde deste domingo (15) a Operação Quomodo com o objetivo de apurar o crime de corrupção eleitoral, supostamente praticado por cabo eleitoral de candidato a prefeito e de diversos vereadores do município de Guimarães, a 70 km de São Luís.

A partir de notícia de crime encaminha pela Justiça Eleitoral de Guimarães contendo imagens demonstrando um intenso fluxo de pessoas entrando e saindo de uma residência no bairro Bela Vista, a Polícia Federal realizou diligências complementares que também indicaram a utilização de tal casa para a realização de pagamentos pela compra de votos.

Dentre essas diligências, uma equipe da Polícia Federal realizou abordagem de pessoas que saíram da casa e localizou valores e material publicitário de candidatos na posse dessas pessoas.

Após isso, com base em representação apresentada pela Polícia Federal o Juiz Eleitoral da 30º Zona Eleitoral em Guimarães expediu um mandado de busca e apreensão para a residência.

Nesta tarde a equipe da Polícia Federal deu cumprimento ao mandado de busca e apreensão e apreendeu mais de R$ 27.000,00 (vinte e sete mil reais) em espécie, uma grande quantidade de material publicitário e o aparelho celular do proprietário do imóvel.

A Polícia Federal dará continuidade às investigações e se confirmadas as suspeitas os investigados responderão pelo crime de corrupção eleitoral, previsto no Art. 299 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), com pena que pode chegar a 4 anos de reclusão, além de multa.

Fonte: Polícia Federal.

Compartilhe
Conteudo Relacionado