No último sábado (9) e domingo (10), equipes da PRF apreenderam um total de 42,11m³ de madeira transportada sem documentação ou com alguma incongruência no documento fiscal, nas BR’s 010 e 316.
Imperatriz
Na manhã de sábado, no km 260 da BR-010, município de Imperatriz/MA, foi dada ordem de parada a um caminhão que transportava madeira nativa serrada.
Os policiais solicitaram os documentos necessários para transporte, ao que foram apresentadas a nota fiscal (NFe), a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa (GF3i) e o Documento Auxiliar do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (DAMDFE). Todos os documentos se mostraram válidos e concordantes, e tratavam do transporte de 16m³ de madeira nos perfis prancha, caibro, viga e bloco.
Contudo, foi constatada divergência entre a espécie declarada na documentação e a efetivamente transportada.
O caminhão e a carga permaneceram retidos no Posto PRF de Imperatriz à disposição do órgão ambiental competente.
Caxias
Na tarde de domingo (10), no km 543 da BR-316, no município de Caxias/MA, a equipe PRF deu ordem de parada a um caminhão. Durante a abordagem, foi solicitada a documentação pessoal, do veículo e da carga, composta por madeira nativa serrada mista.
Foi constatado que o condutor era inabilitado e a carga não tinha documentação nenhuma. Realizada a cubagem da carga, obteve-se o valor de 26,11m³ de madeira ilegal, já aplicado o desconto legal, conforme manual de procedimentos do IBAMA.
O caminhão, juntamente com a carga, foi recolhido na Unidade Operacional (UOP) em Caxias e permanece à disposição do órgão ambiental competente.
Fonte: Polícia Federal do Maranhão