A arrecadação total das Receitas Administradas pela Receita Federal, no Maranhão, atingiu, em abril de 2021, pouco mais de 653 milhões de reais, registrando decréscimo real (IPCA) de -9,35% em relação a abril de 2020.
No período acumulado de janeiro a abril de 2021, a arrecadação alcançou o valor de 2 bilhões e 800 milhões de reais, representando um decréscimo pelo IPCA de -7,99% em relação ao mesmo período de 2020.
Embora tenha havido a variação positiva em alguns estados do Brasil, devido à postergação do pagamento de alguns tributos, como o IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, a Contribuição Previdenciária, entre outros, dos meses de abril, maio e junho/2020 para o final daquele ano, em razão da pandemia relacionada ao coronavírus, no caso do Maranhão, a queda expressiva dos tributos vinculados à importação, decorrente de importações no Porto de São Luís, ocasionaram uma queda e anularam o efeito do incremento decorrente da citada postergação do recolhimento do ano anterior.
Os setores; "saúde humana e serviços sociais" e "construção" destacam-se como os que mais contribuíram para um pequeno crescimento por valores absolutos para a arrecadação do mês. Em sentido inverso, os setores de "indústrias de transformação" e "comércio, reparação de veículos automotivos" foram os que mais decresceram em valores absolutos no período.
No acumulado até abril/2021, os setores de "indústrias de transformação" e "eletricidade e gás" foram os que mais decresceram. Já os setores de "saúde humana e serviços sociais" e "construção" mostraram as maiores variações positivas, no período acumulado de janeiro a abril, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Informações Receita Federal