São Luís concentra a maior precariedade urbana do Maranhão

São Luís concentra a maior precariedade urbana do Maranhão
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

A concentração de favelas e comunidades urbanas em São Luís evidencia o peso da capital na desigualdade habitacional do Maranhão. Embora o estado tenha 198 distribuídas em 14 municípios, metade delas exatamente 100 está localizada na capital. Essa concentração é também populacional: 71,2% dos moradores de favelas do Maranhão vivem em São Luís, somando 358.387 pessoas em situação de precariedade urbana.

Esse cenário reflete um processo histórico de urbanização acelerada e desordenada, impulsionado pela migração para a capital sem a ampliação proporcional de infraestrutura e serviços públicos.

De tal forma, São Luís se consolida como o principal polo de vulnerabilidade urbana do estado, concentrando os maiores desafios em habitação, mobilidade, saneamento e planejamento territorial, muito acima de municípios como São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Imperatriz.

Mais informações na reportagem de Raquel Álvares para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Cidade Alerta-MA, com Sérgio Fernandez, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 18h, pela TV Cidade | RECORD.­­

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado