IFMA divulga resultado final do Seletivo 2023 para cursos técnicos

 IFMA divulga resultado final do Seletivo 2023 para cursos técnicos
Foto: divulgação/IFMA.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, na sexta-feira (30), a relação de aprovados no Processo Seletivo 2023 para os cursos técnicos de nível médio. Os candidatos devem realizar a matrícula no período de 3 a 13 de janeiro, preferencialmente de forma presencial nos campi. Mas quem não puder comparecer também tem a opção de solicitar a matrícula pela internet, por meio da plataforma gov.br.

Clique aqui para acessar a lista de aprovados

Nesta edição, foram ofertadas 6.513 vagas em 29 campi localizados em todas as regiões do estado. Houve um total de 23.969 inscritos. A seleção ocorreu por meio de prova aplicada no último dia 27 de novembro em 67 escolas, mobilizando uma equipe de mais de 2 mil servidores e colaboradores externos.

Matrículas presenciais

As matrículas serão realizadas nos campi de 3 a 13 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis. Os candidatos deverão ter em mãos toda a documentação exigida no item 16 do edital de abertura do seletivo.

Se o candidato for menor de idade e não possuir contato com os pais ou outro responsável legal, a matrícula poderá ser feita por parente de até 3º grau que se apresente como responsável pelo estudante. Aqueles que tiverem de 16 a 18 anos de idade também podem assinar os documentos sozinhos, utilizando o entendimento legal de que são “relativamente capazes” e podem realizar atos que lhes tragam benefícios.

A matrícula também pode ser realizada por terceiros através de uma procuração simples – há um modelo disponível no Anexo X do edital de abertura.

Solicitação de matrícula on-line

Aqueles que optarem por solicitar a matrícula on-line poderão fazê-lo das 8h do dia 3 de janeiro até as 18h do dia 13 de janeiro. É preciso criar uma conta na plataforma gov.br antes de iniciar o procedimento. Um link de acesso para a solicitação de matrícula estará disponível no site do seletivo.

Os candidatos deverão preencher o formulário de matrícula e anexar todos os documentos em conformidade com o item 16 do edital de abertura do seletivo, em formato PDF ou imagem, com tamanho máximo de 2 megabytes.

A documentação será submetida à análise do campus correspondente. Se os documentos estiverem em conformidade com as normas, o candidato receberá um e-mail automático pelo sistema informando a validação da matrícula. Se houver alguma documentação incompleta ou incorreta, o candidato receberá um e-mail automático informando o que precisa ser corrigido no sistema. As pendências devem ser resolvidas ainda dentro do prazo de matrículas, senão o estudante perderá o direito à vaga.

Quem efetivar a matrícula on-line deverá, obrigatoriamente, apresentar os documentos originais à Coordenação de Registro Acadêmico do campus em um momento posterior. Esse procedimento será realizado em conformidade com editais que serão lançados pelos campi.

Excedentes

A 1ª convocação de candidatos excedentes para matrícula, se houver, está prevista para o dia 17 de janeiro, com matrícula de 18 a 25 do mesmo mês. Já a 2ª convocação de excedentes, se houver, deve ser divulgada no dia 27 de janeiro, com matrícula de 30 de janeiro a 3 de fevereiro.

Com informações do IFMA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado