Covid-19: saiba os cuidados com a higiene bucal durante à pandemia

dentista analisa prótese dentária
Foto: Freepik

Vivemos em um momento em que devemos seguir alguns cuidados essenciais para o combate aos problemas causados pela Covid-19.

Evitar aglomerações, higienizar frequentemente as mãos, usar máscaras descartáveis ou laváveis, entre outras recomendações determinadas pelos órgãos oficiais da saúde com a intenção de evitar a proliferação do novo Coronavírus.

Nesse contexto, também é muito importante dar atenção a alguns cuidados em relação à higiene bucal durante a quarentena.

"A higiene bucal deve ser intensificada, já que a boca é uma das principais portas de entrada do vírus, lembrando que a escovação deve ser feita ao acordar, após as refeições e antes de dormir, além do uso de fio dental ou antisséptico bucal. Antes de escovar os dentes ou fazer uso de fio dental é importante que as mãos estejam bem limpas. Todos esses cuidados valem também para crianças e pessoas que usam aparelhos ortodônticos", afirma a dentista Carol Falcão.

Em seguida alerta para a importância da troca da escova:

"É necessário que haja a troca da escova dental quando a pessoa estiver se recuperando de uma infecção para evitar o risco de recontaminação, isso serve para todas as infecções virais", enfatiza a odontóloga.

mulher de óculos sorrindo
Carol Falcão. Foto: arquivo pessoal.

Consultas

Diante da pandemia, os órgãos de saúde e vigilância sanitária recomendam a ida ao consultório em casos de urgência e emergência:

"Os casos de urgência são aqueles que embora não haja risco eminente à vida, devem ser resolvidos prontamente, como: dor de dente, abscessos dentários e periodontais, fratura dental, cáries extensas, restaurações quebradas, entre outros. Já as emergências, são as situações em que há risco de morte, como: hemorragias e traumas faciais, por exemplo. No caso da ortodontia, inclui ajuste, troca ou remoção de arco ou dispositivo que esteja causando incômodo ao paciente", explica Carol.

É importante destacar que os consultórios odontológicos seguem rigorosamente protocolos de biossegurança que permitem atender pacientes das mais diversas patologias, a fim de restringir riscos de infecção para o paciente e profissional de saúde bucal.

Rotina no consultório

As clínicas devem seguir as normas rigorosas de biossegurança para evitar a propagação do novo Coronavírus. Questionada sobre os casos de urgência e emergência que estão sendo atendidos, a Dra. Carol Falcão deixa bem claro.

"Seguimos todas as regras a risca para garantir a segurança do paciente e a nossa, a higienização frequente das mãos antes e depois de cada atendimento, desinfecção da superfície de cada paciente, esterilização dos instrumentos, uso de avental, touca e luvas descartáveis, bem como óculos de proteção, entre outros. Nada de beijos e abraços nesse momento, o novo cumprimento é um belo sorriso no rosto de cada paciente", conclui.

Vale ressaltar que o paciente tem o dever de informar ao seu dentista se nos últimos 14 dias apresentou sintomas, como: febre, coriza, tosse, dor de garganta e falta de ar.

Com informações da Assessoria.

Compartilhe
Conteudo Relacionado