Especialista explica tremor de terra registrado em Cururupu

Especialista explica tremor de terra registrado em Cururupu
Foto: EMSC/Reprodução/UEMA.

O município de Cururupu, no interior do Maranhão, registrou um tremor de magnitude 4,7, de acordo com dados do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico na noite desta quinta-feira (4).

Segundo o geógrafo e professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Luiz Jorge Dias, o abalo identificado no interior do Maranhão, pode ser identificado em outros pontos do Estado. Segundo ele, são áreas em que ocorreram centenas de abalos sísmicos nos últimos 100 anos registrados por equipamentos da rede de monitoramento brasileira. O tremor registrado, segundo o professor, para o estado do Maranhão, não gera ocorrência de efeitos extremos.

O professor disse que até o presente momento, nenhum instituto de pesquisa brasileiro atestam a ocorrência desse abalo, apenas o centro de pesquisas situado na região do mediterrâneo europeu e africano que apresentam essa possibilidade de ocorrência.

Segundo o Centro de Sismologia Euro-Mediterrânico, foi registrado um tremor de magnitude 4,7, em Cururupu, cidade no interior de Maranhão, com epicentro do tremor muito próximo do Oceano Atlântico, a uma profundidade de 360 km. Terremoto, ou abalo sísmico, corresponde à liberação instantânea de energia na forma de ondas sísmicas provocados por movimentos na crosta terrestre que se propagam pela Terra.

Mais informações na reportagem de Junior Pereira, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.

Com informações da UEMA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado