Um estudo mostra que o litoral maranhense possui grande potencial de geração de energia renovável por conta das variações de marés. Essa oscilação é considerada a maior do Brasil e a terceira maior do mundo.
A chamada energia de correntes de maré, que permite movimentar turbinas e gerar energia por meio do fluxo de água, está sendo pensada por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com outras universidades e institutos do País.
No final do mês de fevereiro, os pesquisadores realizaram uma campanha de medições na Baia de São Marcos próximo da Ilha do Caranguejo, o que permitiu a medição de diversos dados importantes, na busca por indicativos que apontem o potencial energético da região.
A previsão é que até 2030 o estudo possa chegar à etapa de geração de energia e, inicialmente, beneficiar comunidades distantes que, normalmente, nem têm acesso à energia elétrica.
Mais informações na reportagem de Marcos Martins, para a TV Cidade.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 19h20, pela TV Cidade/Record TV.