WhatsApp encerra suporte a alguns Android e iOS

ícone do whatsapp
Foto: Pixabay.

O WhatsApp confirmou que desde 1º de fevereiro não oferece mais para aparelhos com sistemas operacionais antigos. Em publicação oficial em seu blog, a companhia disse que a partir de agora smartphones com Android 2.3.7 e inferiores e iOS 8 e inferiores não contam mais com suporte nem atualizações.

Isso significa que o app vai parar de funcionar? A princípio, não. “Você não vai poder criar novas contas, nem verificar contas já existentes. Entretanto, você poderá continuar usando o WhatsApp”, informa a página o oficial do anúncio.

Isso quer dizer que, se você já tem o programa instalado no seu aparelho com Android 2.3.7, iOS 8 ou inferior, ele vai continuar funcionando normalmente. Contudo, se você precisar formatar o seu smartphone, ou mesmo deletar o programa e baixar de novo, não será possível usar o mensageiro, uma vez que ele não fará a verificação do seu número. Ou seja, fique atento a isso.

Outro problema é que, sem suporte, ele não vai receber novas funções, nem os mais recentes pacotes de segurança. Dessa forma, é possível que seu dispositivo fique vulnerável a algum tipo de brecha ou falha de segurança.

Apesar de continuar funcionando mesmo sem suporte, a empresa também informa que, com o tempo, é possível que o app passe a apresentar problemas. “Como nós não vamos mais desenvolver ativamente para esses sistemas operacionais, algumas funções podem deixar de funcionar a qualquer momento”, explica a companhia.

Tais sistemas operacionais estão presentes apenas em aparelhos defasados, contudo ainda existe uma parcela considerável de usuários que têm smartphones com eles. Segundo estatísticas da própria Google, 0,3% dos usuários Android ainda têm dispositivos com a versão 2.3.7. Isso representa cerca de 75 mil pessoas. Já a Apple não abre números de iOS mais antigos.

Fonte: Canaltech; WhatsApp.

Compartilhe
Conteudo Relacionado