“Avise-me”: ferramenta ajuda cidadãos a evitar protestos indevidos de dívidas

 “Avise-me”: ferramenta ajuda cidadãos a evitar protestos indevidos de dívidas
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Já pensou ser avisado sempre que um título protestado em seu CPF ou CNPJ for registrado em algum Cartório de Protesto do país? Agora isso já é possível por meio da nova ferramenta lançada pelos Cartórios de Protesto: o “Avise-me”.

A ferramenta é gratuita. Além de evitar fraudes, o recurso monitora o CPF ou CNPJ e envia avisos sempre que um título for apresentado para protesto em qualquer serventia extrajudicial do Brasil. Por meio do “Avise-me”, o usuário pode regularizar a sua situação antes do protesto ser efetivado.

COMO FUNCIONA ESSE SERVIÇO?

Para o usuário receber alertas automáticos avisando sobre sua situação nos Cartórios de Protesto, basta cadastrar seus dados pessoais ou da sua empresa na plataforma da Central Nacional de Protesto – a CENPROT. Após fazer o cadastro, o usuário receberá notificações, por mensagens de texto (SMS) ou por e-mail, sempre que uma dívida sua ou da empresa for apresentada a protesto.

Para realizar o cadastro no “Avise-me” basta se cadastrar no site www.pesquisaprotesto.com.br por meio de um certificado digital (pessoa física ou jurídica), padrão ICP Brasil ou por meio da assinatura digital no portal www.gov.br.

A iniciativa é válida para dívidas realizadas em qualquer um dos 3.760 Cartórios de Protesto do país e abrange todas as formas de apresentação de dívidas, sejam físicas ou digitais.

Mais informações na reportagem de Júnior Pereira, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/RecordTV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado