Funcionários dos Correios fazem carreata em São Luís

Funcionários dos Correios fazer carreata em São Luís
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

Na manhã desta quinta-feira (20), funcionários dos Correios, realizaram uma carreata pelas ruas da capital maranhense, eles reivindicam os direitos da categoria.

Na última segunda-feira (17) A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) decidiu entrar em greve por tempo indeterminado. O motivo é a falta de acordo sobre reajustes salariais e reduções em direitos trabalhistas.

A categoria denuncia o corte de 70 benefícios da classe, como vale-alimentação, auxílio-creche e reduções de até 30% no adicional de risco, além de pagamentos com descontos indevidos e um aumento na parcela a ser paga por planos de saúde, o que tornou a cobertura impraticável para muitos dos funcionários, que recebem o piso salarial. Além disso, desde julho, os funcionários dos Correios denunciam a falta de equipamentos de proteção individual contra o coronavírus, colocando em risco a saúde dos trabalhadores e também de suas famílias.

Aqui em São Luís, a categoria aguarda decisão para retornarem ao trabalho na próxima segunda-feira (24).

Mais informações na reportagem de Rafaela Moreira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

A paralisação, também, é um movimento da categoria para se posicionar contra a privatização da estatal, que está em fase de análise pelo governo federal, mas mantém um número mínimo de trabalhadores pelo fato de o serviço ser considerado essencial.

O primeiro indicativo de greve veio no dia 4 de agosto, mas devido à grande quantidade de organizações regionais, a categoria decidiu dar um pouco mais de tempo para que todos se mobilizassem e, quem sabe, obtivessem um acordo com a administração da estatal, o que não aconteceu.

Em nota, os Correios informam informou que a paralisação não afeta os serviços de atendimento da estatal. Levantamento parcial mostra que 83% do efetivo total dos Correios no Brasil está trabalhando regularmente.

Segundo a empresa, já foi colocado em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população. Medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões estão sendo adotadas.

Funcionamento

A rede de atendimento dos Correios está aberta em todo o país e os serviços, inclusive SEDEX e PAC, continuam sendo postados e entregues em todos os municípios.

Para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 725 0100 ou pelo Central de Atendimento.

Compartilhe
Conteudo Relacionado