Governo do MA assina termo para 3ª etapa do Tarifa Social de Energia

Governo assina termo para 3ª etapa do Tarifa Social de Energia
Foto: reprodução/Freepik.

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) participa do lançamento da terceira etapa da Tarifa Social de Energia com a assinatura de Termo de Cooperação com a empresa Equatorial Energia e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). 

O Ato vai acontecer na sede da Famem, às 9h. O Maranhão é o segundo estado do Brasil com melhor desempenho em Tarifa Social. O estado obteve esta colocação com mais de 951 mil famílias cadastradas, o que corresponde a 81,04% de adesão ao programa. 

O bom resultado é fruto da parceria entre o Governo do Maranhão, Famem e a empresa Equatorial Energia. A Tarifa Social de Energia Elétrica, criada pelo Governo Federal, consiste na redução da tarifa de energia elétrica para clientes residenciais de baixa renda e povos tradicionais. 

Mesmo com o bom desempenho, no Maranhão, cerca de 300 mil famílias correm o risco de perder o benefício por falta de atualização cadastral no Cadastro Único (Cadúnico). O prazo de recadastramento dos programas sociais como o Bolsa Família e Tarifa Social de Energia, que se encerraria em setembro, foi prorrogado por 6 meses. A união entre os órgãos buscou ferramentas e alternativas para garantir que os benefícios socioassistenciais, que são direito das famílias vulneráveis, cheguem a quem mais precisa.

Uma das ferramentas é o aplicativo Tarifa Social. Dentro do aplicativo, os beneficiários irão achar seções como Consultar Benefício, Credenciamento, Perguntas e Respostas, Notícias, Reclamações, Privacidade e Sedes. O aplicativo encontra-se disponível para os sistemas de IOS e Android.

Busca ativa

A Sedes é órgão responsável, no Maranhão, pela política de complementação de renda, por meio do CadÚnico. Com o CadÚnico é feito um monitoramento para identificar o perfil das famílias que não conseguem acessar os seus benefícios ou tiveram perdas. A Sedes realiza, de forma regular, capacitações sobre atualização cadastral e mudanças no Bolsa Família para os gestores e entrevistadores, do CadÚnico e da assistência social.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, faz um apelo para as 300 mil famílias que tem direito ao benefício, mas ainda não tiveram acesso ao Programa Tarifa Social, porque estão com o cadastro desatualizado. 

“Peço a todos que façam a sua atualização cadastral. É muito importante. Se você não fizer vai perder este e outros benefícios sociais. Ganhamos mais prazo, mas não vamos deixar para a última hora. Procure o CRAS mais próximo e faça a sua atualização”, orientou o secretário Márcio Honaiser.

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Saiba Mais
Conteudo Relacionado