Maranhão fecha o ano 2022 com mais de 40 mil empregos formais gerados

Maranhão fecha o ano 2022 com mais de 40 mil empregos formais gerados
Foto: Agência Brasil.

Segundo dados divulgados pelo Novo Caged, o Maranhão criou 40.410 empregos formais no ano passado. O levantamento completo pode ser conferido na Nota de Mercado de Trabalho Formal Maranhense, referente a dezembro de 2022, publicada nesta quinta-feira (9), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN).

Os dados evidenciam que todas as atividades apresentaram resultado positivo em 2022, com destaques para o setor de Serviços (+24.531 vínculos), Comércio (+9.417 vínculos), Indústria (+3.225 vínculos), Agropecuária (+1.933 vínculos) e Construção (+1.304 vínculos).

O resultado anual de emprego formal do Maranhão foi o que apresentou maior crescimento proporcional de vagas da região Nordeste e a quinta do país (7,70%). Considerando o incremento de 40,4 mil empregos, o estoque total de trabalhadores celetistas no mercado de trabalho maranhense atingiu 570.965 pessoas.

Mesmo diante do saldo positivo do ano, os números mostraram que o Maranhão registrou 4,9 mil demissões no mês de dezembro, sendo o único resultado negativo de 2022. Destaca-se que todos os estados apresentaram saldos negativos em dezembro, devido a intensificação de desligamentos dos trabalhadores temporários, bem como a sazonalidade de alguns setores – movimento que é uma particularidade deste mês.

Acesse a publicação na íntegra, clicando AQUI

Compartilhe
Conteudo Relacionado