Os produtores rurais do Maranhão vão ganhar um novo incentivo para diversificar e expandir sua produção, gerando mais empregos e renda no campo. Nesta terça-feira (12), o Governo do Estado lançou o Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão (PDFMA), durante solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.
A elaboração do PDFMA foi coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e contou com a parceria de diversas secretarias e autarquias do Governo do Estado, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Iterma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), entre outras.
Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão assinou Projeto de Lei que institui o Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão (PDFMA).
Mais informações na reportagem de Darcy Bezerra, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Plano de Desenvolvimento da Fruticultura
O PDFMA é um documento que apresenta o panorama da produção de frutas no Maranhão, destacando os principais frutos cultivados e as potencialidades territoriais, climáticas e hidrográficas para o pleno desenvolvimento desse setor no estado. O plano também estipula ações para ampliar a produtividade da fruticultura maranhense, visando o crescimento econômico do setor, assim como a atuação dos órgãos estaduais, para a execução dos objetivos definidos no documento.
O plano prevê ações a serem desenvolvidas em três etapas, totalizando 10 anos. Durante esse período, as ações desenvolvidas serão divididas em três eixos: estruturação e governança, que compreende toda a estruturação e criação das condições necessárias para a sua execução; suporte e capacitação técnica, garantindo que os produtores beneficiários recebam a assistência adequada para a expansão da produção; e acompanhamento e monitoramento, para que os resultados esperados sejam atingidos.
Vantagens do Maranhão
O Maranhão tem 26 tipos de espécies que se destacam na produção estadual, como banana, abacaxi, melancia, mamão, manga, coco, açaí, entre outras. Só em 2022, o estado produziu mais de 380 mil toneladas de manga, mais de 75 mil toneladas de banana, mais de 56 milhões de frutos de abacaxi, além de toneladas de frutas nativas da Floresta Amazônica.
O estado se destaca ainda pelas condições climáticas e geográficas estratégicas que podem impulsionar essa produção, como os altos índices pluviométricos, as 10 bacias hidrográficas perenes e uma diversidade ambiental que beneficia diferentes tipos de cultivos, devido a variedade de solos para o plantio de diversas frutas tropicais e subtropicais.
O estado também conta com o Porto do Itaqui e sua localização estratégica para exportações, bem como três ferrovias que facilitam o transporte de mercadorias para o terminal portuário.