Supersafra causa engarrafamento de carretas na BR-135

Supersafra causa engarrafamento de carretas na BR-135
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

A época da colheita de grãos no Maranhão e carretas de diferentes cidades que descarregam essa carga no Porto do Itaqui, em São Luís, tem como consequência uma longa espera para finalização do processo. Uma fila desses veículos de grande porte se forma às margens da Br-135 e chama atenção pelo perigo que oferecem. Na última quinta-feira (3), um ônibus escolar colidiu com a traseira de uma carreta na zona rural de São Luís.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) informou que as operações no Porto do Itaqui seguem normalmente com três berços dedicados a grãos em pleno funcionamento. O Porto do Itaqui está preparado para atender a demanda e conta com sistema automatizado de agendamento do acesso de caminhões para garantir o fluxo seguro de veículos em sua área. A EMAP esclarece que o Porto é multimodal e recebe cargas por rodovias e ferrovias, disponibilizando, ainda, áreas privadas de apoio aos caminhoneiros nas proximidades do Porto com novos locais em credenciamento.

Por fim, a EMAP pontua que os meses de julho e setembro são considerados como o pico da safra, dobrando o número de veículos que transitam na região. Segundo a EMAP, em 2023, devido à supersafra, alguns aspectos da cadeia podem ter sido afetados. No entanto, vale ressaltar que as operações que envolvem o fluxo de caminhões para descarregamento de grãos são de competência das empresas privadas que operam no Porto do Itaqui.

Quanto à questão da segurança, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informa que o policiamento na área da Vila Maranhão é realizado diuturnamente por meio de veículos e motocicletas. No período da noite, o policiamento é reforçado por viaturas do Comando de Missões Especiais (ROTAM, BOPE ou BPChoque).

Por conta do aumento deste fluxo, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informa que vai reforçar o efetivo do policiamento preventivo e rondas na região. A PM pontua que eventuais ações criminosas devem ser comunicadas através do 190 e com registro na delegacia mais próxima da ocorrência.

Mais informações na reportagem de Beatriz Pereira, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado