MA vai sediar maior evento internacional de robótica

cartaz fira 2020
Foto: Divulgação/IEMA.

O maior evento de robótica e a mais antiga competição de futebol de robôs do mundo, o FIRA RoboWorldCup, será realizado no Brasil por meio da cooperação técnica firmada entre o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e o Centro Universitário Eniac de Guarulhos, São Paulo, representantes oficiais da Federação da Associação Internacional de Futebol de Robô (FIRA) no País. Este ano, a edição mundial da FIRA, que seria no Irã, terá o Maranhão como sede. Mais de 200 equipes de 25 países participarão do evento, agendado para o mês de agosto.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, a robótica educacional do Instituto partiu de uma experiência local para nível internacional. “Sermos credenciados como representantes da FIRA no Brasil representa um esforço realizado ao longo desses três anos de trabalho, que nos trouxe medalhas, premiações, viagens, torneios e eventos. Esse reconhecimento evidencia o potencial de criatividade e de capacidade de realização que a nossa comunidade escolar tem, que os jovens maranhenses trazem, e que o IEMA em seu ambiente desenvolve e estimula. Enquanto reitor da instituição me sinto muito orgulhoso, pois é uma grande motivação estar à frente desse trabalho”, destacou o reitor acrescentando que o reconhecimento é resultado de um trabalho em equipe.

“Devemos isso à nossa equipe dedicada de alunos e professores que se empenharam, e todos que estão envolvidos no IEMA que se dedicam para além do seu salário, pois acreditam que é possível fazer uma educação pública de excelência”, acrescentou.

O coordenador de Práticas Experimentais em Robótica do IEMA, Fábio Aurélio Nascimento, explicou que a conquista coloca o Instituto na lista das grandes instituições que trabalham com robótica no mundo. “O IEMA estava cotado para realizar a FIRA em 2021, mas, por conta dos últimos acontecimentos que envolvem tensão no Irã, fomos convidados a antecipar o evento no Brasil. O IEMA vai realizar o maior evento de robótica do mundo. Já temos o reconhecimento nacional.

Com essa oportunidade teremos o reconhecimento mundial. No mundo temos quatro grandes competições: a First Lego League (FLL), que é um evento patenteado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), responsável por elaborar as etapas classificatórias para esse mundial; a World Robot Olympiad (WRO), cuja organização é de responsabilidade da empresa AME Educação; e a Robôcup, organizada no Brasil pela CBR/LARC. Suas eliminatórias para a FIRA são de responsabilidade do IEMA”, explicou o coordenador. Fabio Aurélio contou ainda que o interesse surgiu através de uma análise sobre a competição que só tinha eliminatórias na Europa e Ásia. “Em 2018 participamos da FIRA que aconteceu em Taiwan, e analisamos que não existe nenhuma etapa da competição nas Américas, nem do Sul, Norte e nem Central. E para obter classificação só existia a Liga da Europa e da Ásia. Participamos da RobôParty em Portugal e fomos credenciados para participar da FIRA, com isso conseguimos a quarta colocação e garantimos a vaga para a etapa 2019. Realizamos a eliminatória para o mundial e agora realizaremos o mundial”, contou.

Compartilhe
Conteudo Relacionado