Pesquisadores da Uema descobrem novas espécies de peixes de água doce

 Pesquisadores da Uema descobrem novas espécies de peixes de água doce
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Pesquisadores do Curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com a participação da Ufma, estão desenvolvendo, desde 2023, um importante estudo científico sobre peixes da água doce em rios de diversos municípios maranhenses. A descoberta está contribuindo para o conhecimento da diversidade desses animais, suas espécies, história biogeográfica e como chegaram ao estado.

A primeira etapa da pesquisa foi realizada nos rios Pericumã, Turiaçu, Maracaçumé e Gurupi, respectivamente nos municípios de Pinheiro, Santa Helena, Maracaçumé e Boa Vista do Gurupi. O objetivo é conhecer a diversidade de peixes de água doce do estado do Maranhão e contar suas histórias e origens, inclusive daqueles gêneros encontrados em região que ainda não tem registros.

“Queremos identificar se esses peixes são espécies novas ou trata-se da ampliação e distribuição de espécies já conhecidas da ciência. Queremos entender qual a diversidade desses peixes em nosso estado e saber suas áreas de ocorrência, descrições e características”, disse o pós-doutorando em Biologia na Uema e pesquisador, João Marcelo Abreu.

Ainda segundo o pesquisador, existem atualmente 287 espécies de peixes de água doce no estado, conforme estudos realizados por institutos de pesquisas do Maranhão nas últimas décadas. Nesse momento da pesquisa pela Amazônia Maranhense, foram registradas 52 espécies em cerca de 700 gêneros que formarão os acervos de coleções científicas da Uema e da Ufma.

João Marcelo esclarece que, mesmo com estudos já realizados anteriormente, a rede hidrográfica do estado do Maranhão é uma das áreas da Região Neotropical com menor quantidade de informação acerca da diversidade e da história biogeográfica da sua ictiofauna. Levantamentos que têm mudado nos últimos tempos, com a publicação de descrições de novas espécies e de uma série de listas, que elevaram o conhecimento atual para um total de 287 classes ocorrentes nos rios do estado. Outro fator relevante para o desenvolvimento deste projeto, conforme o pesquisador João Marcelo menciona, está na sua interdisciplinaridade, uma vez que diversas áreas de estudo da biologia serão abordadas, como sistemática, ecologia, genética e biogeografia.

A pesquisa tem a coordenação geral da professora da Uema, Lígia Tchaicka, com a participação do pesquisador João Marcelo Abreu e do professor Nivaldo Piorski, da Ufma.

Mais informações na reportagem de Paulo Pontes para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado