São Luís: estudantes criam protótipo de relógio que mede frequência de raios UV

estudantes em frente a cartaz
Foto: Divulgação/Ag. São Luís.

Estudantes da rede municipal da Prefeitura de São Luís desenvolveram o protótipo de um relógio digital que mede a frequência dos raios ultravioletas (UV) do sol e também o Potencial Hidrogeniônico (PH) da pele. O invento foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que concedeu Bolsas de Iniciação Científica Júnior ao grupo de estudantes que integram o Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades e Superdotação (NEECAHS), criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed). Agora, as alunas aperfeiçoarão o relógio digital, para deixá-lo na condição de ser usado diariamente, por qualquer pessoa.

O objetivo do instrumento é a prevenção do câncer e também de manchas e sinais que podem surgir por falta de cuidados com a pele. A bolsa do CNPq, que tem vigência em 2020, foi concedida após a pesquisa ser apresentada, ano passado, na Mostra Nacional de Robótica (MNR), um evento científico de âmbito nacional com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de robótica e que se destina a todo aluno matriculado no ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular em instituição de ensino pública ou privada, bem como alunos de cursos superiores, estudantes de pós-graduação ou pesquisadores da área. 

Em 2018, outro projeto do NEECAHS também recebeu Bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. Trata-se do projeto Braço Robótico Make na Seleção de Lixo que simulava a seleção do resíduo para ser colocado no local correto. A vigência destas bolsas foram no ano de 2019.

Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, a gestão do prefeito Edivaldo possibilita a aprendizagem criativa dos alunos da rede. “O estudante aprende fazendo, com desafios que proporcionam o desenvolvimento de soluções criativas, é uma oportunidade para descobrir talentos e direcionar habilidades”, pontuou.

A coordenadora do NEECAHS, Sandreliza Mota, conta que a ideia inicial era fazer um boné para medir os raios UV e o PH da pele. Para desenvolver a pesquisa, as estudantes leram diversos artigos científicos relacionados ao câncer de pele e às formas de prevenção. Nessa pesquisa, identificaram que as pessoas não costumavam usar protetor solar. A maioria usava boné e óculos de sol. Perceberam que não dava para usar o boné em vários períodos do dia. Pensaram no relógio, por ser um acessório mais prático e que pode ser usado diariamente e geralmente em qualquer ambiente.

BOLSAS

Com a pesquisa, as alunas ganharam duas bolsas. Isso porque, duas das estudantes concluíram o ensino fundamental e passaram em seletivos de outras escolas, e não poderão continuar mais, oficialmente, o trabalho de pesquisa.Mas 

Angélica Vanessa, da U.E.B. Matos Carvalho, e Marjorie Victória Ribeiro, da U.E.B. Justo Jansen continuam com as bolsas e darão prosseguimento às pesquisas com o apoio das outras duas estudantes, extraoficialmente. Elas querem modificar e aprimorar o protótipo, colocar bateria recarregável, transformar à prova d’água, e deixar o objeto menor, para apresentar o resultado do projeto delas para o CNPq, na próxima mostra que ocorre este ano.

Angélica Vanessa, há três anos no NEECAHS, ficou muito feliz em participar desse projeto. “A experiência de viajar para apresentar o projeto foi muito boa, porque nós nunca tínhamos exibido ele para tanta gente. Ganhar a bolsa novamente foi ótimo para nós, para que a gente possa melhorar o nosso produto, para que fique do jeito que nós queremos”, disse Angélica.  

Marjorie Victória Ribeiro, que faz parte do Núcleo há quatro anos, contou sobre a sua experiência com a apresentação do projeto. “Foi muito legal viajar e apresentar para o público uma ideia desenvolvida por nós. Nosso produto é importante, pois mede os raios UV do sol, para conseguir evitar os casos de Câncer de Pele e mostrar que as pessoas precisam se prevenir”, contou. 

GRUPO DE ENRIQUECIMENTO

Dentro do NEECAHS funciona o grupo “Tecnologia Criativa: Programação em Robótica”, que tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos na área de tecnologia. São alunos de várias escolas da rede municipal, inscritos no Núcleo, com atividades no contraturno escolar.

Uma das principais atividades é a de iniciação científica, por meio do qual participaram da Mostra Nacional de Robótica. Em outubro de 2019, o grupo viajou para o Rio Grande do Sul, onde aconteceu o evento que reuniu várias outras iniciativas do país.

“Os professores que passaram por lá acharam bem interessante o trabalho e deram muitas sugestões de aperfeiçoamento, então iremos aperfeiçoar esse protótipo nesse ano de 2020”, disse, empolgada, Sandreliza Mota.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado