São Luís: prefeitura inaugura Escola Municipal de Música

São Luís: prefeitura inaugura Escola Municipal de Música
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

A Prefeitura de São Luís inaugurou na manhã desta quinta-feira (8), a Escola Municipal de Música (EMMUS), localizada na Rua do Giz, Centro da Capital.

Além da educação, o objetivo também é a valorização e a revitalização do Centro Histórico. A EMMUS é um projeto desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

A Escola Municipal de Música de São Luís, localizada no casarão nº 53, na Rua do Giz, Praia Grande tem a proposta de estimular os estudantes na ampliação e desenvolvimento do saber por meio do uso de instrumentos musicais, canto e coral com capacidade para atender até 160 estudantes. No casarão vão funcionar seis salas de aula, um auditório e salas administrativas.

Com a obra, a Escola Municipal de Música passa a ter sede e estrutura própria.

Mais informações na reportagem de Rafaela Moreira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

Anteriormente as aulas aconteciam no Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades/Superdotação (NEECAHS) e no Casarão Azul, no Centro Histórico de São Luís. A mudança para o Centro Histórico vai facilitar também a mobilidade por causa da proximidade do Terminal de Integração Praia Grande.

As aulas atendem crianças do ensino fundamental e tem a proposta de ampliar o atendimento para o público em geral, aplicando aulas práticas e teóricas em disciplinas como história da música e percepção musical. Entre os projetos da Emmus que devem funcionar no Centro, há o canto coral e o ensino de instrumentos.

REFORMA DO CASARÃO

O casarão que abriga a Escola Municipal de Música passou por uma reforma ampla, desde o reforço das estruturas de sustentação, sistemas elétricos e hidráulicos, telhado, reboco novo nas paredes internas, piso, forro, pintura nas paredes internas e reparos no sistema de escoamento pluvial. Também foram instaladas esquadrias nos portais e janelas, sistema de ar-condicionado e foram feitos serviços de restauração na fachada e no piso de cantaria.

O prédio do século XIX, de dois pavimentos, possui fachada simétrica, revestido em sua construção original de azulejos portugueses, possui 10 portas na fachada, sendo cinco em cada pavimento, tendo a porta central a entrada principal. No seu interior, no andar térreo, o piso é em cantaria em quase todo o compartimento que é único. Possui uma escadaria de madeira ao centro que leva ao andar superior, no térreo existe um pátio interno descoberto. Em 1997, o conjunto urbano onde ele está localizado foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Compartilhe
Conteudo Relacionado