São Luís: veja lista de pré-matrícula para as creches de tempo integral

crianças às mesa
Foto: Maurício Alexandre/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou o resultado das pré-matrículas para as creches de tempo integral da Rede Municipal de São Luís. As pré-matrículas foram realizadas por meio do Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar (Sislame), implantado em 2018 pela Prefeitura de São Luís. A modernização do sistema faz parte das ações do programa Educar Mais, criado pela gestão do prefeito Edivaldo.

Acesse aqui a lista de pré-matriculados nas creches de tempo integral

Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis cujos nomes dos filhos constam na lista devem se dirigir à escola, nesta sexta-feira (24) para entregar a documentação exigida pela Semed. Na relação de documentos necessários constam RG ou Certidão de Nascimento do Estudante (original e cópia); Documento de Identificação e CPF do Responsável (original e cópia); Comprovante de residência (original e cópia); Declaração ou Histórico Escolar da Escola anterior (original); Cartão Bolsa Família (original e cópia) e número do NIS do estudante; Cartão do SUS e cartão de vacinação (original e cópia); e duas fotos 3x4 (recentes).

Em função da demanda que ultrapassou as ofertas nas creches de Educação Integral – Maria de Jesus Carvalho (Camboa), Carlos Salomão Chaib (Chácara Brasil), Elza Maria Rodrigues da Silva (Cidade Operária), e U.E.B. Infantil Recanto dos Pássaros, os nomes das crianças foram incluídos em uma lista de espera, para posterior inclusão em caso de desistência de algum dos selecionados ou falta de documentação exigida para matrícula.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa, os pais têm outras opções na Rede. “A orientação aos pais que não conseguiram vaga para os filhos nas creches de tempo integral é optar por uma unidade de Educação Infantil, tempo parcial, mais próxima de sua residência”, disse.

Entre as opções de unidades escolares de Educação Infantil próximas às creches de tempo integral estão as escolas Bernardina Spíndola, Alberto Pinheiro, Dayse Linhares, Paulo Freire, Moranguinho, Antonio Lopes, Maria José Serrão e Anexo, Monteiro Lobato, Jairo Rodrigues, Dilu Melo, Jean Norberto Coelho, Santa Clara e Pastor Estevan Angelo.

ENSINO FUNDAMENTAL

As inscrições para novas matrículas na rede municipal para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) serão feitas também de forma online. O início está previsto para o dia 6 de fevereiro e deve se estender até o dia 11 do mesmo mês, com resultado previsto para o dia 13 de fevereiro. Os critérios de seleção seguem os mesmos da Educação Infantil. A rematrícula para os estudantes do Fundamental – de 1º ao 9º ano, será feita este mês – de 27 a 31 de janeiro.

REMATRÍCULA E TRANSFERÊNCIAS INTERNAS

A rematrícula dos estudantes da rede municipal está sendo feita de forma automática pelo Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar (Sislame), que gerencia não só as vagas disponíveis nas escolas, mas tem todo o controle de dados dos alunos por série, seu progresso e rendimento, além de informações importantes relativas à gestão administrativa de cada unidade educacional.

Os casos de transferência interna, que dizem respeito somente aos estudantes da Rede Municipal que irão para uma etapa de ensino que a escola atual não oferece, ou aqueles motivados por mudança de endereço, já estão sendo resolvidos. O prazo para solicitar transferência termina dia 31 de janeiro.

A transferência é feita mediante solicitação do diretor da escola de origem, por meio do Sistema de Administração e Controle Escolar, o qual se encarregará de alocar automaticamente o aluno na escola de destino. O resultado desse processo de transferência interna será finalizado entre os dias 3 e 5 de fevereiro. Só então terá início as inscrições para as matrículas de novos estudantes, entre 6 e 11 de fevereiro.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado