Seletivo 2022: IFMA divulga protocolo de segurança para prova

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, nesta quarta-feira (5), um edital complementar que dispõe sobre o protocolo de segurança sanitária a ser adotado na aplicação das provas do Processo Seletivo 2022 para os cursos técnicos de nível médio.

A avaliação vai ser realizada em 27 municípios maranhenses no próximo dia 16 de janeiro e todos os candidatos são orientados a ler os procedimentos a serem respeitados antes, durante e depois da prova, de modo a prevenir o contágio de Covid-19.

O protocolo determina que todos os locais de prova sejam integralmente higienizados antes da aplicação do exame. Os ambientes de uso coletivo deverão ser sinalizados com as devidas orientações aos candidatos. Uma das principais medidas de segurança é o distanciamento mínimo de um metro entre candidatos, que deverão formar filas para acessar os locais de prova mediante a orientação dos fiscais.

Para evitar aglomerações, não será permitida a entrada de outras pessoas que não sejam os candidatos e colaboradores que trabalharão no seletivo. Os acompanhantes são orientados a não se concentrarem nos portões. Nas entradas dos locais de prova, será disponibilizado álcool em gel e/ou líquido para higienização de mãos. O protocolo recomenda que os candidatos levem suas próprias garrafas de água. Os bebedouros serão utilizados apenas com o uso de garrafas ou copos.

Em conformidade com o Decreto nº 37.176, de 10 de novembro de 2021, do governo do Maranhão, o uso de máscaras faciais de proteção será obrigatório nos municípios onde menos de 70% da população tenha sido vacinada com duas doses ou dose única contra a Covid-19 – conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

O não cumprimento dessa norma implica em eliminação do processo seletivo. Já nos municípios em que mais de 70% da população tenha recebido duas doses ou dose única de vacina contra Covid-19, o uso de máscara é facultativo a cada indivíduo, mas fortemente recomendado. Até 48 horas antes da prova, será publicada nos sites do IFMA e da FUNETEC a lista das cidades onde as provas serão aplicadas com a informação se será exigido e onde será somente recomendado.

Os procedimentos foram validados pelo Comitê Central de Crise do IFMA e buscam cumprir os decretos estaduais vigentes – podendo o protocolo sofrer alterações em virtude da edição de novos decretos. Eventuais alterações serão amplamente divulgadas.

Acompanhe as próximas fases no cronograma abaixo:

10/01 – Divulgação dos locais de prova
16/01 – Data da prova (portões fechados às 13h)
16/01 – Divulgação do gabarito oficial
17 e 18/01 – Período de recursos contra o gabarito e questões da prova
19/01 – Resultado dos recursos
28/01 – Divulgação dos candidatos que passarão pelo processo de heteroidentificação
07/02 – Resultado do processo de heteroidentificação
08 e 09/02 – Período de recursos contra parecer desfavorável de heteroidentificação
14/02 – Resultado Final
15 a 25/02 – Matrícula dos candidatos aprovados em 1ª chamada

Informações IFMA

Compartilhe
Conteudo Relacionado