UFMA: Capes aprova Mestrado Acadêmico em Filosofia

UFMA: Capes aprova Mestrado Acadêmico em Filosofia
Foto: Reprodução/TV Cidade/Record TV.

A Universidade Federal do Maranhão teve mais um mestrado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desta vez, em Filosofia. O resultado das propostas de cursos novos analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) foi divulgado nesta quinta-feira, 7. As propostas, enviadas em 2019, foram analisadas durante a 189ª reunião do CTC-ES, que ocorreu entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2019.

O professor do curso de Filosofia da UFMA, Éderson Safra Melo, coordenador da proposta submetida à Capes, enfatiza que essa conquista representa muito para a Universidade, especialmente para a Filosofia. “O curso foi um dos primeiros da UFMA e, até então, não tinha a aprovação de um Mestrado Acadêmico em Filosofia. Agora, o próximo passo é elaborar as estratégias para a implementação do mestrado. Então, vamos verificar os espaços físicos, a estrutura do curso e revisar a proposta que foi enviada à Capes. É interessante notar que, com essa aprovação, a UFMA terá o primeiro Mestrado Acadêmico em Filosofia do Maranhão”, afirmou.

Ainda não há previsão de quando o edital para abertura da primeira turma sairá, visto que ainda é necessário realizar uma reunião com os professores que integram a proposta de mestrado apreciada pela CAPES para, então, discutir os planos de ações o que inclui a elaboração do edital de seleção.

Com esse resultado, a UFMA eleva os números para 40 mestrados acadêmicos e 10 profissionais, o que também inclui a Filosofia, que possui o PROF-FILO, Mestrado Profissional em Rede em Filosofia. Para a reitora Nair Portela, esse resultado é fruto da dedicação, esforço e competência dos professores da Universidade que buscam sempre manter a instituição em um patamar de excelência, garantindo que a UFMA continue sendo a melhor universidade do Maranhão, sendo reconhecida, não só nacionalmente, mas também, internacionalmente.

 “Sabemos que esse é o resultado de um esforço conjunto, de organização para dar vida a um sonho que trará muitos benefícios para o nosso país. Nós dependemos da qualidade da formação, e a UFMA proporciona uma efetiva construção de saberes e disseminação do conhecimento, realizando os sonhos profissionais e pessoais de mais de 30 mil pessoas, entre docentes, discentes e técnicos da Universidade, que têm contribuído expressivamente para o desenvolvimento e crescimento do estado e do país, mesmo com a crise por qual estamos vivenciando”, afirmou.

Com informações da ASCOM-UFMA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado