A TV Cidade continua a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de São Luís, no programa Eleições 2020.
Nesta quinta-feira (22) a emissora recebeu o terceiro entrevistado, o candidato Yglésio Moysés (PROS). O candidato respondeu as perguntas feitas pelos apresentadores da TV Cidade, Markos Martins e Sérgio Murilo. Yglésio é médico e falou sobre as propostas para a saúde e recuperação das aulas na rede municipal de ensino, além de outros temas.
EDUCAÇÃO
Se eleito, Yglésio quer dialogar com professores e conselhos de pais, para definir as possibilidades de aulas extras e recuperar a carga horária de aulas na rede municipal, canceladas devido à pandemia do novo Coronavírus. Quer também trabalhar o período de acolhimento socioemocional dos estudantes no retorno à sala de aula.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
O candidato planeja corrigir o déficit habitacional de São Luís com o plano de ocupação de imóveis desocupados para dar moradia a quem não tem, além de reforçar os serviços dos centros POP da cidade.
INFRAESTRUTURA
Se eleito, Yglésio Moysés pretende continuar o programa São Luís em Obras, readequando o orçamento de São Luís para continuar obras de manutenção. Também quer facilitar a transparência no uso de verbas para a população.
EMPREGO E RENDA
A proposta é criar condições para instalação de empresas, facilitando o ambiente de negócios, além de aproveitar vocação turística e cultural.
SAÚDE
Investir mais em saúde, ampliando a capacidade do Socorrão. Trabalhar um consórcio metropolitano e usar o Hospital da Ilha para atendimentos de urgência e emergência. Quer fechar temporariamente o Socorrão I para reforma, priorizando nesse hospital os atendimentos em ortopedia e neurocirurgia. Propõe também melhorar a estrutura de trabalho e valorizar os profissionais de saúde. A meta é construir até sete unidades de saúde ainda em 2021.
TRANSPORTE
A proposta de Yglésio Moysés é investir no transporte coletivo com diálogo com os responsáveis pelo sistema. Quer ainda redesenhar as linhas de ônibus com estudo técnico de viabilidade.
Abaixo a entrevista completa com o candidato Yglésio Moysés (PROS) a prefeito de São Luís.
Assista:
O próximo entrevistado será o candidato Hertz Dias (PSTU), nessa sexta-feira (23). As entrevistas serão exibidas sempre após o programa Balanço Geral-MA, às 14h30. O último programa está previsto para ser exibido no dia 2 de novembro.
O programa Eleições 2020 terá cerca de 40 minutos com entrevistas individuais com todos os candidatos, conduzidas pelos apresentadores e com a participação dos repórteres da TV Cidade.
ORDEM DAS ENTREVISTAS
No último dia 6 de outubro foi realizado o encontro com representantes dos candidatos na sede da TV Cidade para definir as datas das sabatinas e reforçar a aplicação de todas as normas de segurança sanitárias necessárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.
De acordo com o diretor do programa, Clécio Bertozzi, caso um dos candidatos seja diagnosticado com a Covid-19 durante a veiculação dos programas, haverá possibilidade da entrevista ser realizada por meio de videoconferência. O objetivo é garantir um bom tempo para cada candidato apresentar suas propostas para o pleito deste ano.
Na ocasião, ficou decidida a ordem das entrevistas.
Confira:
20/10: Neto Evangelista (DEM) [assista a entrevista aqui]
21/10: Franklin Douglas (PSOL) [assista a entrevista aqui]
22/10: Yglésio Moyses (PROS)
23/10: Hertz Dias (PSTU)
26/10: Rubens Pereira Jr. (PCdoB)
27/10: Eduardo Braide (Podemos)
28/10: Bira do Pindaré (PSB)
29/10: Duarte Júnior (Republicanos)
30/10: Silvio Antônio (PRTB)
02/11: Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)
PLEITO EM 2020
As eleições em 2020 foram adiadas e acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno - se houver) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.
No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.
De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.
O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.
Desde o dia 27 de setembro os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.
Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020.
Apesar do adiamento das eleições, a propaganda eleitoral continuará seguindo as normas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610/2019, que regulamenta a matéria. Esse é um tema sensível do Direito Eleitoral, uma vez que a violação das regras da propaganda figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.