MA: 54 urnas trocadas e 1 preso por boca de urna

MA: 54 urnas trocadas e 1 preso por boca de urna
Foto: divulgação/TSE.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou em boletim, que foram registradas 54 urnas eletrônicas trocadas e uma pessoa presa por crime de boca de urna, a prática de veiculação de propaganda política no dia da eleição, bem como pela prática de aliciamento, coação ou qualquer manifestação tendente a influir na vontade do eleitor. O ato é vedado pela Lei Eleitoral e conceituada como crime, punível com pena de detenção de seis meses a um ano (artigo 39, parágrafo 5º, I e II, da Lei Ordinária 9.504/97) e mais multa.

ACESSE AQUI O BOLETIM DO TSE.

No brasil foram 704 ocorrências durante o horário da votação em todo o país. Até às 17h30, o tribunal também contabilizou a substituição de 3.381 urnas eletrônicas que apresentaram defeito. O número corresponde a 0,75% do contingente de 400 mil equipamentos que estão sendo utilizados nas eleições.  

O TSE também informou que 55 candidatos foram presos em flagrante por crime eleitoral. Até o momento, não há registro de votação manual em nenhum município do país. 

A votação foi encerrada às 17h na maior parte do Brasil. Devido ao fuso horário, a votação continua no Acre, que tem horário local com duas horas de diferença em relação ao horário de Brasília. 

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado