Os esgotos escorrem livremente pelas ruas de São Luís, tornando diversas áreas intransitáveis para a população, essa situação precária favorece a proliferação de mosquitos e aumenta os riscos à saúde pública, agravados pelo acúmulo de lixo, a falta de saneamento básico não apenas causa desconforto, mas também está associada a diversas doenças. Segundo o Instituto Trata Brasil, quase 10 milhões de brasileiros ainda aguardam atendimento de qualidade em serviços essenciais, como coleta de lixo, fornecimento de água potável e tratamento de esgoto.
Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) afirmou ter uma estrutura consistente para gerir a política de saneamento básico no estado, visando à universalização dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário. Apenas em São Luís, a empresa conta com 246 poços ativos, enquanto no interior do estado são 515, totalizando 761 poços em todo o Maranhão. Além disso, existem 42 estações de tratamento de água no estado, sendo duas na capital e 40 no interior.
Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.