App Monitora Covid-19 já registra mais de 800 atendimentos

equipe de atendimento do Aplicativo Monitora Covid-19
Foto: Divulgação/SES-MA.

“É bom saber que tem alguém do outro lado, que a gente não conhece, mas que se preocupa conosco e que não estamos sozinhos”, disse Josenilde Viegas, de 31 anos, usuária do Aplicativo Monitora Covid-19. Lançado pelo Governo do Maranhão, em parceria com o Consórcio Nordeste, a plataforma, que registra informações de pessoas que estejam com suspeita do Coronavírus, já contabilizada 808 atendimentos nos primeiros cinco dias de funcionamento.

Com o serviço disponibilizado pela plataforma digital, é garantido à população atendimento de saúde à distância com suporte profissional. O aplicativo é uma resposta à grande demanda que os nove estados do Nordeste têm tido. 

“Oportunizar atendimento por meio do serviço digital é uma forma de democratizar aquilo que é um direito de todo cidadão, que é o acesso à informação e atendimento em saúde. Assim, intensificamos o cuidado com os pacientes com diagnóstico suspeitos de Covid-19, com a devida orientação para cada quadro clínico”, diz o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Ao fazer o download do aplicativo, o usuário deverá escolher o Estado e a cidade de origem e fornecer dados solicitados. Uma equipe de profissionais fará a análise das informações sobre sinais e sintomas descritos e que serão classificadas conforme a gravidade. Dependendo da classificação de risco do usuário, um profissional da saúde entrará em contato.

O atendimento foi aprovado por Josenilde. “Eles foram bastante prestativos, atenciosos, além de também claros nas respostas. Para pessoas que, assim como eu, moram só, é muito bom porque nos deixa mais confiantes. Com certeza indico o aplicativo para mais pessoas, principalmente para que elas também se sintam acolhidas e cuidadas, mesmo que à distância”, acrescentou. 

Disque Saúde

Para tornar o suporte do aplicativo ainda mais dinâmico, desde a segunda-feira (4) a SES disponibilizou o Disque Saúde para dar atendimento às pessoas que estejam com sintomas gripais, ou com diagnóstico positivo para Covid-19 e que seguem em tratamento no isolamento domiciliar. O serviço funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. 

De acordo com Mércia Gonçalves, coordenadora da Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão (CIRAM/SES), oito estudantes de Medicina do último período dão apoio ao serviço, com suporte de dois médicos tutores para as demandas mais complexas. “Por meio do Disque Saúde, as pessoas recebem orientação sobre como proceder mediante sinais e sintomas clínicos ou obter outras informações como as unidades que são referências para atendimento confirmado de Covid-19 ou com sintomas gripais”, explicou Mércia.

Compartilhe
Conteudo Relacionado