Janeiro foi escolhido como o mês de conscientização sobre a hanseníase, uma doença que afeta milhares de pessoas no Brasil. A cor roxa simboliza a luta contra essa enfermidade, que, apesar de ter cura, ainda representa um grande desafio para a saúde pública, especialmente em regiões com acesso limitado a informações e cuidados médicos adequados.
De acordo com a superintendente de Epidemiologia, Dalila Vasconcelos, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente a pele, os nervos periféricos e em casos mais graves, órgãos internos.
Os sintomas iniciais podem ser sutis, como manchas esbranquiçadas na pele, diminuição da sensibilidade e lesões nos nervos. Por isso, a detecção precoce é essencial para evitar sequelas permanentes, como deformidades físicas, reforça a especialista.
Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.