Maranhão avança na coleta de lixo, mas lixões a céu aberto ainda preocupam especialistas

Maranhão avança na coleta de lixo, mas lixões a céu aberto ainda preocupam especialistas
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última década, o Maranhão foi o estado que mais avançou em coleta de lixo, passando de 53,5% para 69,8%. Apesar desse progresso, cenas como lixões a céu aberto ainda são recorrentes no estado.

Segundo o professor de geografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Marcelino Farias, os lixões, além de concentrarem um alto número de doenças, também se tornam um meio de sustento para pessoas economicamente vulneráveis, que buscam nesses locais recursos para sobreviver.

A coleta de lixo é um serviço público essencial para a saúde e para a preservação ambiental. De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 99,8% dos municípios brasileiros informaram contar com serviços de coleta de lixo. No entanto, 31,9% dessas cidades ainda utilizam lixões como destino para os resíduos.

Mais informações na reportagem de Marvio Araújo, para a TV Cidade | RECORD.

 

Assista abaixo:

 

 

 

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado