Comunidade reivindica passagem por território ocupado por empresa portuária

Comunidade reivindica passagem por território ocupado por empresa portuária
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Moradores da comunidade Porto Grande realizaram uma manifestação no último sábado (6) reivindicando passagem livre para uma área ocupada por uma empresa portuária, às margens do Rio Coqueiro, na zona rural de São Luís.

De acordo com os moradores, há dois meses, um portão foi instalado no local, com um aviso de que a entrada é permitida apenas para pescadores cadastrados.

Em nota, a Open Port Services disse que os empresários que ocupavam de maneira ilegal o porto, também conhecido como “Portinho”, saíram do local, desmontaram e retiraram o trapiche que era utilizado tanto por eles, quanto pela comunidade. A empresa informou, ainda, que voluntariamente e sem qualquer ônus aos moradores, já adquiriu um novo trapiche para instalá-lo, de forma regularizada e legal, com autorização dos órgãos públicos. O prazo de finalização da produção é de até 60 dias. Ainda segundo a nota, a área em questão está inserida na gleba Porto Grande, de propriedade da União Federal, e que está em processo de aquisição pela empresa. Por deter oficialmente a guarda do local, para fins de conservação e manutenção, a empresa continuará garantindo a passagem segura dos moradores desta comunidade que não desempenham atividades empresariais ou comerciais.

Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado