Nordeste: mês de julho terá chuvas acima da média segundo Inmet

Nordeste: mês de julho terá chuva acima da média segundo Inmet
Foto: reprodução/TV Cidade.

O Nordeste vem recebendo chuva regular desde o início do ano e em Julho não será diferente.  A maioria das simulações feita pelo Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, indica um mês de Julho com chuva inferior à média na maior parte do Brasil, área que corresponde ao Paraná, todo o Centro-Oeste, São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Rondônia e boa parte do Pará.

O mês já é normalmente seco nestas áreas, mas a tendência é de que o acumulado de chuva seja baixo. As poucas áreas com chuva acima da média correspondem ao centro e leste do Rio Grande do Sul, sul e leste de Santa Catarina, Espírito Santo, leste e norte de Minas Gerais, boa parte do Nordeste, Amapá, Roraima, Amazonas e Acre. 

Para o meteorologista Gunter Reschke, o mês de junho e julho são caracterizados como períodos de transição da estação chuvosa para estação seca; "No norte do Maranhão as chuvas ficaram um pouco acima da média climatológica, espera-se que no mês de julho que as chuvas diminuam de intensidade e frequência". 

Veja mais detalhes na reportagem de Laryssa Madeira:

NORDESTE

A chuva acima da média será observada em boa parte da Região. Somente o interior do Maranhão e algumas áreas do oeste do Piauí e da Bahia terão um mês de Julho mais seco que o normal. O mês também será mais frio que o normal na maior parte do Estados por conta da maior quantidade de nuvens. No interior da Bahia, também há previsão de frio pela entrada de algumas massas de ar polar.

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Compartilhe
Conteudo Relacionado