Operação Guardiões do Bioma: PRF apreende aves silvestres na BR-230

Operação Guardiões do Bioma: PRF apreende aves silvestres na BR-230, no Maranhão
Foto: divulgação/PRF

Em quatro abordagens distintas, no bojo da Operação Guardiões do Bioma, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de oito aves silvestres, de diversas espécies, na tarde dessa quarta-feira (29), durante fiscalização na BR-230, que corta o Estado do Maranhão.  

As aves apreendidas eram das espécies papagaios verdadeiros (duas), curió (duas), periquito estrela (uma), tuim de asa amarela (uma), baiano (uma),  papagaio (uma). Todas as aves estavam sendo transportadas engaioladas e sem anilha do órgão ambiental, além de  não possuíam qualquer documentação que autorizasse o transporte. 

Os proprietários afirmaram que realizavam a criação apenas para ouvir o canto dos animais e para companhia, sem fins comerciais. 

As aves foram recolhidas e encaminhadas ao órgão ambiental. Todos os envolvidos assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência, em que se comprometeram a comparecer em juízo quando solicitados e responderão por crime ambiental.

Crime ambiental

O Brasil ocupa um lugar de destaque em relação ao tráfico de animais silvestres. Dados de 2019 revelam que cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza todos os anos. Conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 82% dos animais traficados são aves. Em virtude disso, a PRF atua fortemente combatendo esse tipo de crime, atualmente por meio da Operação Guardiões do Bioma deflagrada em todo o território nacional. 

Fonte: PRF-MA

Compartilhe
Conteudo Relacionado